Corifeu Artes Cénicas - Teatro em Vila do conde

quarta-feira, setembro 19, 2007

Pés no Palco 2007











Programa:

15 SÁB. SET. 16H30
HISTÓRIAS MÍNIMAS
[TEATRO DE RUA]

(ALAMEDA DOS DESCOBRIMENTOS)
Corifeu-Artes Cénicas

Autor
Javier Tomeo
Adaptação e encenação
Rogério Paulo
Assistente de encenação
Alexandre Sá
Intérpretes
Ana Matos, André Teixeira, Bruno Maia, Idrisse Coelho/Rogério Paulo, Ingrid Fedra, Luís Almeida, Magda Mendes, Paulo Pinto, Sara Neto
Produção
Corifeu - Artes Cénicas/CCO

Sinopse
Apresenta-se um conjunto de breves e singulares histórias sobre banalidades, trivialidades, lugares-comuns, rotinas, coisas do dia-a-dia, mas todas elas vestidas com uma roupagem tão surreal como factual, tão simples como absurdas, no fundo, uma mistura de contrastes, onde a linguagem poética anda de mãos dadas com o cómico, resultando num trabalho onde a metáfora predomina.


15 SÁB. SET. 17H30
AULA DE YOGA [GRATUITA]
(CÍRCULO CATÓLICO DE OPERÁRIOS)

Instrutora
Magda Mendes

15 SÁB. SET. 22H00
CAMILO, O CRIADOR
Associação Teatro Construção


Autor
Texto colectivo a partir da vida
e obra de Camilo castelo Branco
Encenação
Miguel Fonseca
Assistente de encenação
Gonçalo Fonseca
Direcção de cena
Romeu Pereira
Criação e concepção de figurinos
Miguel Fonseca e Gonçalo Fonseca
Intérpretes
Romeu Anjos, Simão Barros, Hélder Melo

Sinopse
É precisamente no Camilo enquanto criativo, enquanto artista apaixonado pela sua arte, que este espectáculo coloca a sua tónica e a realça acima dos demais aspectos biográficos. Factos como a cegueira, a vida amorosa e familiar, a prisão e suicídio são abordados mas pelo lado criativo, por dois dos seus mais emblemáticos personagens: Simão Botelho e Zé do Telhado.
Num ambiente de fantasia, com Camilo a escrever refugiado no seu escritório mágico, criando personagens com a sua pena que se tornam vivas à vista do público, transmite-se a mensagem de que, embora Camilo tenha desistido de viver, podemos sempre fazê-lo reviver lendo e relendo as suas obras.
Contando com uma cenografia com efeitos de ilusionismo, com interactividade com o público quer por parte do personagem Camilo, quer por parte dos personagens Simão Botelho e Zé do Telhado, interpretados por dois actores que se movem como dois bonecos de madeira, este espectáculo pretende despertar as crianças e jovens para a leitura das obras de Camilo Castelo Branco.


21 SEX. SET. 22H00
E SE…
[PERFORMANCE CLOWN] Maiores de 14
Pedro Correia

Autor e intérprete
Pedro Correia

Sinopse
A vida é um circo. Um palhaço que nasce para um novo mundo. A liber-dade a conquistar. A simplicidade de existir. Estes são os fios condutores para o espectáculo “e se…”. A vida de um palhaço que nasce, depois de preso num espaço embrionário, para uma descoberta de um mundo misterioso e diferente, onde se pretende equilibrar, marca a abertura da peça.
O final, esse, depende da interacção da assistência, convidada a participar.
O espectáculo aborda diferentes linguaguens: o movimento, o teatro, a música, o vídeo e as técnicas circenses.


23 DOM. SET. 22H00
MANDRÁGORA
[NOITE DE MÚSICA]


Flautas, saxofone, gaita de foles
Filipa Santos
Percussões, flautas, throat-singing
Ricardo Lopes
Guitarra clássica
Pedro Viana
Violoncelo, moraharpa, bouzouki, nyckelharpa
Sérgio Calisto
Baixo
João Serrador

Jovem colectivo do Porto, que se destaca pela criatividade das suas composições originais. Temas que evocam a tradição musical Portuguesa, exploram o encontro com outras culturas e deixam ainda transparecer uma grande diversidade de influências da música moderna.
Duas maquetas, o disco de estreia “Mandrágora” e largos anos de concertos nacionais e internacionais, são a raiz gritante desta banda folk.


23 DOM. SET. 16H00
ARAÚJO E OFÉLIA
[TEATRO DE MARIONETAS]
Beto Hinça

Actor e manipulador
Beto Hinça

Sinopse
“Araújo e Ofélia” é um espectáculo de animação destinado ao público de todas as idades. Conta a história de Araújo e Ofélia em três fases das suas vidas.
Na infância os protagonistas brincam e divertem-se. Já na adolescência, descobrem a paixão que nutrem um pelo outro, mas Ofélia parte bem longe com a família. Reencontram-se já na velhice e a antiga paixão renasce entre eles.
Um espectáculo com o humor próprio dos bonecos de luvas que diverte as crianças e os adultos.


29 SÁB. SET. 22H00
POLITIQUICES, ALDRABICES E PARVOÍCES
[TEATRO JUVENIL]
A Cambada do Teatro


Autor
Harold Pinter
Adaptação e encenação
Rogério Paulo
Intérpretes
André, Catarina, Eva, Mafalda, Mariana, Pedro, Raquel, Rita, Teresa
Apoio técnico
Corifeu - Artes Cénicas
Produção
A Cambada do Teatro/CCO

Sinopse
Adaptado do livro “Conferência de imprensa e outras aldrabices” de Harold Pinter, onde o tema central é a política, tratada de uma forma muito peculiar, sendo alvo de humor, ironia, sarcasmo e complexidades.
Interpretado por um grupo juvenil, o tema transforma-se em brinquedo, resultando num verdadeiro faz-de- -conta político, assumindo-se como uma caricatura inocente, onde a brincar, se dizem as verdades... ou não!


30 DOM. SET. 16H00
A PRINCESINHA
[TEATRO PARA A INFÂNCIA]
Corifeu-Artes Cénicas

Autor
Antoine de Saint-Exupéry
Adaptação e encenação
Rogério Paulo
Intérpretes
Piloto: Telmo Mendes/Rogério Paulo
Princesinha: Ana Matos
Flôr/Raposa: Sónia Carvalho Raínha/Geógrafo: Susana Laranjeira Mulher de negócios/Acendedor
de candeeiros: Magda Mendes
Vaidoso: Paulo Pinto
Bêbedo/Serpente: Alexandre Sá
Agulheiro: Idrisse Coelho
Flores (voz off) e figuração especial:
A Cambada do Teatro
Som e Luz
Corifeu - Artes Cénicas
Produção
Corifeu - Artes Cénicas/CCO

Sinopse
O Corifeu – Artes Cénicas apresenta “A Princesinha”, uma peça para a infância, numa adaptação do conto de Saint-Exupéry, “O Principezinho”.
Um espectáculo em que as crianças devem levar os pais, para que estes se recordem que muitas vezes “As pessoas grandes são muito esquisitas.”


01 SEG. E 02 TER. OUT. 21H30
WORKSHOP DE TEATRO [GRATUITO]

Orientador
Rogério Paulo

Aberto a todo o público que esteja interessado em adquirir conhecimentos na área do teatro. Pretende-se abordar teorias, técnicas, posturas, interpretação, construção de personagens, utilizando jogos dramáticos, mímica, improvisação, explorando a expressão corporal, a voz e a dicção como ferramentas, que auxiliam o actor como comuni-cador perante o público.


EXPOSIÇÃO PERMANENTE
FOTOGRAFIA CÉNICA
Margarida Ribeiro


O festival este ano é adornado com uma exposição de fotografia permanente, da autoria da vila-condense Margarida Ribeiro, licenciada em Fotografia pelo Intituto Politécnico do Porto.
Oferecemos assim ao público, os olhares desta artista, que se tem envolvido no mundo das artes cénicas, colaborando com projectos de teatro, que vão desde a companhia Teatro Bruto até ao teatro de rua realizado em Vila do Conde, como a já tradicional “Queima do Judas”, registando momentos únicos e permitindo com esta exposição que estes sejam partilhados e contemplados por todos.