Corifeu Artes Cénicas - Teatro em Vila do conde

terça-feira, junho 27, 2006

Festival SET sobe ao palco entre 10 e 16 de Julho


Cerca de 400 alunos de teatro provenientes de todo o país vão reunir-se no Porto para partilharem experiências.
O Festival da Semana das Escolas de Teatro (SET) vai realizar-se entre os dias 10 e 16 de Julho no Porto. "O objectivo do certame é promover uma partilha de experiências entre os alunos de teatro de todo o país", anunciou Margarida Carronda, da organização do evento, na conferência de imprensa de apresentação do festival.
As principais entidades que promovem o evento são a Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE, na foto) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP). Segundo o director da ESMAE, Francisco Beja, "o certame é pioneiro no país mas pega numa ideia que já se pratica há muitos anos noutros países".
Já estão inscritos cerca de 400 alunos, que foram convidados a apresentar os seus projectos ao público.
Os espectáculos vão ter lugar em vários palcos da cidade como o pequeno auditório do Rivoli, o Teatro Carlos Alberto (TECA) e o Teatro Nacional São João (TNSJ).
Vai haver todos os dias duas mostras principais de teatro, uma às 16 horas e outra às 20h30. "As peças serão marcadas pelo experimentalismo. Na altura da selecção, os espectáculos ainda não estavam prontos e no próximo mês vamos assistir a estreias absolutas idealizadas pelos alunos", salientou Margarida Carronda.
A organizadora enumerou os vários objectivos do festival que passam pela "concentração do universo escolar do país na cidade do Porto durante sete dias" e pela "apresentação de novos criadores ao público". Rui Damas, docente na ESMAE e membro da organização, explicou que o evento tem uma "função formadora de públicos".
"Contamos que as peças apresentadas tenham diversos géneros e o público agora não tem desculpa para não aderir, já que os bilhetes só custam dois euros", anunciou. O professor adiantou que "as pessoas no fim dos espectáculos vão poder contactar com os actores e com quem esteve envolvido na produção da peça e assim perceber um pouco mais do mundo do espectáculo".
Rui Damas ressalva que "é uma forma de aproximar o público do teatro". O festival não vai ter apenas mostras de teatro - há outros eventos preparados como uma exposição e duas conferências.
"Queremos trazer jovens que têm que escolher um curso superior e esclarecê-los sobre o que se faz numa escola de arte, abrindo-lhes assim outras perspectivas",