Corifeu Artes Cénicas - Teatro em Vila do conde

sexta-feira, junho 30, 2006

4º Festival da Juventude Unida de Mosteiró


Aqui fica a programação da "Feira de Teatro", na qual o Corifeu Artes Cénicas marca presença, quarta-feira, dia 5 de Julho às 21:30 com "A Rua".

quinta-feira, junho 29, 2006

Parece que foi há um século!



terça-feira, junho 27, 2006

Festival SET sobe ao palco entre 10 e 16 de Julho


Cerca de 400 alunos de teatro provenientes de todo o país vão reunir-se no Porto para partilharem experiências.
O Festival da Semana das Escolas de Teatro (SET) vai realizar-se entre os dias 10 e 16 de Julho no Porto. "O objectivo do certame é promover uma partilha de experiências entre os alunos de teatro de todo o país", anunciou Margarida Carronda, da organização do evento, na conferência de imprensa de apresentação do festival.
As principais entidades que promovem o evento são a Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE, na foto) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP). Segundo o director da ESMAE, Francisco Beja, "o certame é pioneiro no país mas pega numa ideia que já se pratica há muitos anos noutros países".
Já estão inscritos cerca de 400 alunos, que foram convidados a apresentar os seus projectos ao público.
Os espectáculos vão ter lugar em vários palcos da cidade como o pequeno auditório do Rivoli, o Teatro Carlos Alberto (TECA) e o Teatro Nacional São João (TNSJ).
Vai haver todos os dias duas mostras principais de teatro, uma às 16 horas e outra às 20h30. "As peças serão marcadas pelo experimentalismo. Na altura da selecção, os espectáculos ainda não estavam prontos e no próximo mês vamos assistir a estreias absolutas idealizadas pelos alunos", salientou Margarida Carronda.
A organizadora enumerou os vários objectivos do festival que passam pela "concentração do universo escolar do país na cidade do Porto durante sete dias" e pela "apresentação de novos criadores ao público". Rui Damas, docente na ESMAE e membro da organização, explicou que o evento tem uma "função formadora de públicos".
"Contamos que as peças apresentadas tenham diversos géneros e o público agora não tem desculpa para não aderir, já que os bilhetes só custam dois euros", anunciou. O professor adiantou que "as pessoas no fim dos espectáculos vão poder contactar com os actores e com quem esteve envolvido na produção da peça e assim perceber um pouco mais do mundo do espectáculo".
Rui Damas ressalva que "é uma forma de aproximar o público do teatro". O festival não vai ter apenas mostras de teatro - há outros eventos preparados como uma exposição e duas conferências.
"Queremos trazer jovens que têm que escolher um curso superior e esclarecê-los sobre o que se faz numa escola de arte, abrindo-lhes assim outras perspectivas",

Corifeu em Mosteiró

Inserido no Festival da JUM, o Corifeu irá apresentar "A Rua", dia 5 de Julho, pelas 21:30h, em Mosteiró.

Aqui ficam algumas imagens, desta peça, para aguçar a curiosidade.


Feira de artesanato

A 29.ª Feira de Artesanato de Vila do Conde irá decorrer de 21/7 a 6/8.

Mais informação sobre as presenças e programação da feira pode ser encontrada no site http://fna.vconde.org/.

Existe também um blog http://artesanatoviladoconde.blogspot.com, que para além de informação sobre a feira, contém divulgação dos pontos de interesse turístico de Vila do Conde, bem como sobre o seu património cultural e artes tradicionais, como a renda de bilros.

sexta-feira, junho 23, 2006

Edge na Casa da Artes


27 e 28 de Junho Terça e Quarta 21.30 grande auditório
2 Julho Domingo 18.00 grande auditório
Entrada: Livre


Pelo quarto ano consecutivo, a London Contemporary dance School (EDGE), em parceria com a Escola de Dança Neuza Rodrigues e o Município de Vila Nova de Famalicão, apresenta-se na Casa das Artes para uma série de workshops e espectáculos a decorrer de 26 de Junho a 2 de Julho. O programa deste ano, é composto por coreografias, assinadas por sete relevantes coreógrafos: Trisha Brown, Siobhan Davies, Sue Maclennan, Conor Doyle, Joana von Mayer Trindade, Anais Bouts e Alex Broadie. O Prjecto é também composto por workshops, coordenados pelo director da companhia, David Steel. A par dos espectáculos de dança serão apresentados quatro pequenos vídeos dos artistas multimédia Sónia Rodrigues e Sérgio Cruz.

quinta-feira, junho 22, 2006

Corifeu em "digressão"


Aqui fica uma imagem, para mais tarde recordar, da passagem do Corifeu por Leça da Palmeira, com "Histórias Mínimas ".

Teatro em Braga


De 14 de Junho a 15 de Julho

PRAÇA DE TOUROS
Alexej Schipenko

Um actor, uma mulher-toureiro e Alguém, um promotor sem programa... E uma questão: o que é uma profissão? Possivelmente, nada mais do que uma tentativa de morrer em conformidade com meia dúzia de regras. Se algum sentido existe nisso, ele permanece escondido. Mas, apesar disso, a pergunta coloca-se, quando a vigília se cruza com o sonho. Finalmente, a mulhe-a-dias chega e vê-se confrontada com os factos. Elisabete Piecho em três papéis: como mulher, que não consegue usar o homem tal qual ele é, como Maria, que já não pode ter um filho, e como observadora do seu próprio fracasso.
***Anna Langhoff **Alexej Schipenko

ÚLTIMO ACTO, de Anna Langhoff, foi representada pela primeira vez no Teatro Gorki, dirigida pela autora. Trata-se de uma peça que decorre durante um ensaio, próximo da estreia, a partir do momento em que o encenador é “visitado” pelo escritor/dramaturgo. Este deseja que aquele escolha dirigir um texto seu. Um retrato cruel e cómico sobre as relações de poder no teatro, um olhar descarnado sobre as práticas e a cultura teatrais e o entendimento ou desconhecimento que delas fazemos. ÚLTIMO ACTO é completada por A ARTE DO FUTURO, de Alexej Schipenko, um texto onde também se fala de arte, de Deus, de morte, do mundo, dos nossos desejos e medos. ÚLTIMO ACTO foi editado pela primeira vez no “Material book IV” do Teatro Schauspielhaus Borhum.

Orquéstica

23 e 24 de junho "ORQUÉSTICA" de Tânia Carvalho, no grande auditório da Casa das Artes de Famalicão.

COREOGRAFIA Tânia Carvalho IDEIA ORIGINAL Tânia Carvalho AUTORIA Tânia Carvalho

INTÉRPRETES: Andreas Merk, Constança Couto, Elizabete Magalhães, Jacome Filipe, Kanae Maezawa, Kojiro Imada, Luís Guerra e Marlene Freitas BANDA SONORA: Expander DESENHO DE LUZ: Mônica Coteriano FIGURINOS Aleksandar Protich PRODUÇÃO: Bomba Suicida CO-PRODUÇÃO: Culturgest , AlKantara (Lisboa), Teatro Viriato (Viseu), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo)

Marionetas em Esposende


Dia 22 de Junho, às 10h e às 14h, no Auditório Municipal de Esposende:

" História recontada" - teatro de sombras realizado pelos mais novos.

http://www.marionetasmandragora.com/