Corifeu Artes Cénicas - Teatro em Vila do conde

sexta-feira, março 24, 2006

Espectáculo "A Rua" no ESEIG em Vila do Conde

terça-feira, março 21, 2006

21 DE MARÇO DE 2006 – DIA DO TEATRO DE AMADORES

MENSAGEM
Os dias que correm são cada vez mais casmurros, porque estão vazios de sentimentos, de afectos e de valores, de tal modo que, pela raridade, já olhamos como heróis os que se dedicam às causas comuns. Agigantam-se a intriga e a obsessão humanas na desenfreada busca do bem-estar físico e material que, desfeita a redundância, materializa falsos paraísos de posse e de domínio. Cresce o individualismo e o consumismo. Dedicam-se dias a todos os devaneios possíveis e imaginários com o intuito do sucesso (precário). Impera o jogo da sedução nos pregões que anunciam as mais fantásticas qualidades atribuídas aos produtos e apetrechos de quotidiana banalidade e dispensáveis à felicidade, pois nada acrescentam à interioridade humana.
Apesar desta anestesiante realidade continuam a existir os lúcidos amantes. Aqueles que se dedicam de peito aberto a dar respostas aos apelos da consciência e da sociedade. Aqueles que, como escrevia Florbela Espanca, querem “…amar perdidamente! Amar só por amar! Aqui…além… Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente…”, e todas as coisas. Que querem embarcar para o “Areeiro”, ou outros destinos – desde que seja para o sonho. Todos os caminhos do mundo estão à sua disposição.Entre esses amantes, estamos nós, os amadores de teatro.
Nos tempos de intenso labor cultural, pós 25 de Abril, os amadores, com forte presença e implementação no país, representados pela sua associação de então – a APTA, escolheram para si um dia – o 21 de Março. Uma data sem devaneios, própria para celebrar a extensa obra realizada, umas vezes, de forma mais congregada, outras, mais dispersa, porém sempre participada e valiosa. Uma data que acima de tudo prepara a renovação e anuncia a Primavera – o desabrochar de novas ideias, e o surgimento de novos projectos e de redobradas ambições artísticas.
Hoje, as razões para comemorar o 21 de Março como Dia do Teatro de Amadores, são mais fortes. O mundo mudou. Neste início de século, a concorrência é imensa e agressiva. Proliferam as ofertas sedutoras à medida de todos os gostos e de todos os bolsos.Apesar de tudo, o movimento do teatro de amadores persiste. Continua com o mesmo vigor e encanto de sempre, compreendendo e adaptando-se às exigências dos tempos que correm.Os objectivos permanecem iguais: usar da melhor forma os sentimentos e a vontade de reencontrar os outros. Aceitar os desafios com os olhos postos na comunidade que nos rodeia – é para ela o nosso principal esforço. Encontrar prazer no que se faz.Se os objectivos são os mesmos, também o método não se alterou: continua a deduzir-se como força motora o querer e o crer. Confirma-se a necessidade de vencer os egoísmos e de saber enfrentar as dificuldades. A nossa força esconde-se por detrás da força do grupo e do seu trabalho colectivo, em que o prémio de um, será o prémio de todos. Nunca buscar a fama, nem compensações de qualquer tipo, a não ser aquelas que são parte da alma. É isso que temos feito.Não nos faltam argumentos e alegria para promover a festa.Celebremos, então, em 21 de Março, tudo quanto somos como amadores, e o que queremos continuar a ser, certos de que o mundo reflectirá, em algum momento, os sinais positivos do nosso esforço, do nosso compromisso e do nosso encantamento.
Porfírio Lopes

quarta-feira, março 15, 2006

Pés no Palco ----III Edição

Mais um Encontro de Teatro promovido em Vila do Conde Pelo Corifeu Artes Cénicas e pelo Círculo Católico de Operários.
Vários serão os grupos convidados a participar....
Este ano de 13 a 21 de Maio

Dia 18 de Março Teatro em Grande no Auditório Municipal

Aproveito para relembrar que dia 18 de Março pelas 15horas irá acontecer no Auditório Municipal um Workshop de Teatro promovido pelo ICC, subordinado à temática e problemática da encenação, no mesmo sítio pelas 21h30 acontece o espectáculo " A Rua " mais uma produção Corifeu.

domingo, março 12, 2006

Vieira do Minho

E assim se passou um dia embebido em Teatro, apesar de nso termos de ausentar bastante cedo do workshop de Teatro que aconteceu no Círculo Católico de Operários coordenado pela actriz vilacondense Neusa Fangueiro, lá viajou o grupo até ao minho de encontro a um espaço muito interessante, o auditório de Vieira do Minho. Temos de Agradecer à Câmara Municipal que nos cedeu o transporte e que nos trouxe de volta.
Apesar de um jantar à pressa o espectáculo foi de arrepiar. Tudo pareceu bater de uma forma extraordinariamente certa.
Gostaram do nosso trabalho e penso que uma nova visita irá ser feita...

Dia 18 há mais no auditório Municipal de Vila do Conde!!!!!!!!!!

quinta-feira, março 09, 2006

Muito Teatro pela mão do corifeu!!!

Temos novo endereço

corifeu@tugamail.com

segunda-feira, março 06, 2006

a rua

quarta-feira, março 01, 2006

CCO




























O Corifeu faz parte do Círculo Católico de Operários. Este espaço possui um auditório aprovado pelo ministério da cultura com capacidade para 150 pessoas localizado no centro de Vila do Conde.